“Em cada vereda uma canção”: a música como estratégia pedagógica na Educação Básica

Marivone Piana

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo aprofundar o debate em torno do uso da música como estratégia pedagógica na Educação Básica. Para isso, apresenta reflexões preliminares sobre a temática, a partir do desenvolvimento do projeto de pesquisa interdisciplinar “Em cada vereda uma canção”, que tem como foco empírico de análise algumas ações pedagógicas com os primeiros anos do Ensino Médio, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina – CA/UFSC. O projeto de pesquisa foi estruturado levando-se em consideração três eixos teórico-metodológicos: a música, a pesquisa pedagógica e as tecnologias de informação e comunicação (TICs). A música é o eixo articulador do projeto, permitindo que cada disciplina trabalhe, na sala de aula, os seus conteúdos específicos, podendo fazer links com músicas e atividades que envolvem a música no sentido de aprofundar teoricamente aspectos significativos do conteúdo. A pesquisa pedagógica é o eixo metodológico que norteia o processo de pesquisa articulando ação e reflexão em sala de aula. Isso porque o projeto pretende incentivar os professores a se tornarem mais pesquisadores em sala de aula, numa constante reflexão e aprofundamento teórico sobre a própria prática, a base da pesquisa pedagógica. As TICs são a base operacional tanto das trocas pedagógicas interdisciplinares, quanto das atividades práticas em sala de aula. As reflexões que permeiam o presente artigo são realizadas a partir das experiências realizadas na disciplina de Sociologia, que tem trabalhado com letras de músicas de protesto e músicas religiosas como estratégia pedagógica para o estudo e a pesquisa sobre o Pensamento Social Brasileiro e a Sociologia Brasileira. Estudar a Sociologia Brasileira, a partir do uso de músicas, é pensar que a aprendizagem de conteúdos, em sala de aula, dialoga com outros saberes que estão presentes na sociedade brasileira. Saberes estes que são permeados por valores, crenças, concepções de mundo e de ciência que se interconectam, mostrando que as fronteiras do conhecimento são tênues e que a academia, a escola não são os únicos espaços de aprendizagem dos alunos e dos professores.

Palavras-chave


Música; Integração de Saberes; Estratégias Pedagógicas; Sociologia.

Texto completo: PDF (Português)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2358-0372 (Online)

ISSN: 2238-8117 (CD-ROM - ENCERRADO!!!)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400