NOVOS RUMOS PARA AS PEDAGOGIAS UNIVERSITÁRIAS: EDUCAÇÃO POPULAR, DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS

Lourenço Silva Silva de Lourenço

Resumo


O presente trabalho, financiado pela CAPES/FAPERGS nº 06/2013 é, pois, concebido sob a ótica daqueles que são marginalizados da vida social, objetivando revisitar os cenários das pedagogias usadas nas universidades brasileiras. Abre-se, assim, a possibilidade de uma visão metacognitiva do domínio de formação humana, mais democrática. A opção metodológica foi pela pesquisa qualitativa, com procedimentos de análises de conteúdo e discurso, baseados no método autobiográfico, no contexto de atuação profissional docente. Em síntese, pode-se concluir que há de se criar canais de aproximação de cunho pedagógico e educativo entre as universidades e os movimentos sociais. Para dar conta de desafio posto, o trabalho foi elaborado com base em três eixos São eles: a) Horizontes pedagógicos, com ênfase na descentralização e mediação dos processos formativos; b) Planejamento e gestão educativa, sob a égide da emancipação; c) Educação democrática, em perspectivas de gênero, etnia, geração e religião.

Palavras-chave


Educação Popular. Bioreflexividade Narrativa. Democracia.

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