OS SENTIDOS DA FORMAÇÃO HUMANA PRESENTES NAS COSMOVISÕES CRISTÃ E SECULARISTA E A PROPOSTA DO ATO EDUCATIVO
Resumo
O presente artigo tem por finalidade apresentar os sentidos dados à formação humana presentes nas cosmovisões de natureza cristã e secularista, na tentativa de compreender como esses sentidos são incorporados pelos grupos sociais e significados na vida. Tem-se como proposta delinear as representações e linguagens que dão identidade e movimento no contexto do ato educativo. Para tal, faz-se necessário não apenas conceituar o termo cosmovisão, mas identificar as bases de fé das cosmovisões eleitas, no intuito de estabelecer os paralelos existentes entre os sistemas de crenças em que estão imersos. Parte-se do pressuposto de que o modo como os grupos sociais assumem os sentidos atribuídos à vida, eles determinam a visão de mundo que guiam suas ações e práticas na realidade social. Compreende-se, ainda, que este estudo tem caráter introdutório, porém a ideia é estabelecer fronteiras entre as cosmovisões analisadas, as quais resultam em propostas diferenciadas direcionadas ao objetivo da formação humana. Este é o caminho perseguido nesta investigação, por isso mesmo torna-se uma contribuição a esta área de investigação tão instigante, complexa e desafiadora.
Palavras-chave
Cosmovisões. Sistemas de crenças. Formação humana
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