A FÉ CRISTÃ NA MODERNIDADE: IGREJA, NEOLIBERALISMO, MASS MEDIA E AS CONSEQUÊNCIAS DAS TECNOLOGIAS NA CONFIGURAÇÃO DO CAMPO RELIGIOSO MODERNO

José Honório Flores Filho

Resumo


O presente artigo faz um estudo sobre o cristianismo moderno analisando as suas estruturas sob a ótica histórica de seu desenvolvimento, em que mudanças significativas tiveram grande importância para se chegar ao cristianismo como o percebemos hoje: um cristianismo midiático atuando no mercado das mídias tendo caráter mais de empresa do que de igreja. O artigo também faz uma análise sobre o campo religioso cristão na modernidade e analisa as suas práticas valorativas perante o mundo religioso sacralizado e o mundo secular midiatizado mercadológico, onde práticas profanas e “sagradas” “parecem” se confundir em um todo operante diante da existência de ser cristão e praticante de uma fé ressignificada aos moldes do neoliberalismo

Palavras-chave


Cristianismo; mass media; modernidade.

Texto completo: PDF (Português)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2358-0372 (Online)

ISSN: 2238-8117 (CD-ROM - ENCERRADO!!!)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400