REPRESENTAÇÕES RELIGIOSAS NA OBRA QUADRINHÍSTICA DE MARCIO BARALDI
Resumo
Resumo
Discute as representações religiosas dos atores, instituições, aspectos sagrados (maravilhoso cristão e maravilhoso pagão) utilizados na composição da obra quadrinhística de Marcio Baraldi, assim como da proficiência na compreensão das mensagens transmitidas tanto pelo código escrito quanto pelo visual, abrindo possibilidades de análise dos produtos da linguagem gráfica sequencial, segundo a aproximação teórica de Roger Chartier sobre a apropriação e representação do conhecimento, assim como a análise de Mircea Eliade, quanto ao mito originário cristão. Para o estabelecimento de analogias essenciais, a metodologia contemplou o estudo comparativo do panorama cultural brasileiro quadrinhístico e religioso, em seus conteúdos, comunicação e cultura. Os resultados apontaram, entre outras coisas, que as histórias em quadrinhos podem realmente ser relevantes no debate de conteúdos polêmicos, assim como na valorização de valores éticos e da dignidade humana, colocando-se criticamente acima de discursos hegemônicos e preconceitos discriminatórios, com a leveza que somente a História em Quadrinhos pode propiciar como linguagem e mídia.
Palavras-chave: 1. Histórias em Quadrinhos – Religiosidade, 2. Religiosidade – Brasil, 3. Ecumenismo – Brasil.
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