REPRESENTAÇÕES RELIGIOSAS NA OBRA QUADRINHÍSTICA DE MARCIO BARALDI

Valéria Aparecida Bari, Glêyse Santos Santana

Resumo


Resumo

Discute as representações religiosas dos atores, instituições, aspectos sagrados (maravilhoso cristão e maravilhoso pagão) utilizados na composição da obra quadrinhística de Marcio Baraldi, assim como da proficiência na compreensão das mensagens transmitidas tanto pelo código escrito quanto pelo visual, abrindo possibilidades de análise dos produtos da linguagem gráfica sequencial, segundo a aproximação teórica de Roger Chartier sobre a apropriação e representação do conhecimento, assim como a análise de Mircea Eliade, quanto ao mito originário cristão. Para o estabelecimento de analogias essenciais, a metodologia contemplou o estudo comparativo do panorama cultural brasileiro quadrinhístico e religioso, em seus conteúdos, comunicação e cultura. Os resultados apontaram, entre outras coisas, que as histórias em quadrinhos podem realmente ser relevantes no debate de conteúdos polêmicos, assim como na valorização de valores éticos e da dignidade humana, colocando-se criticamente acima de discursos hegemônicos e preconceitos discriminatórios, com a leveza que somente a História em Quadrinhos pode propiciar como linguagem e mídia.

Palavras-chave: 1. Histórias em Quadrinhos – Religiosidade,  2. Religiosidade – Brasil, 3.  Ecumenismo – Brasil.

 


Palavras-chave


1. Histórias em Quadrinhos – Religiosidade, 2. Religiosidade – Brasil, 3. Ecumenismo – Brasil.

Texto completo: PDF (Português)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2358-0372 (Online)

ISSN: 2238-8117 (CD-ROM - ENCERRADO!!!)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400