Inclusão escolar: a acolhida de pessoas com deficiência no ensino regular

Antonio Ribeiro Uchoa

Resumo


Este artigo aborda o acolhimento de alunos(as) deficientes em seu primeiro dia de aula e os benefícios dessa acolhida na aprendizagem, na construção de relações de respeito e cooperação entre professor(a) e alunos(as). A partir das dificuldades do(a) aluno(a) deficiente em se integrar à escola, e da própria sociedade, em se organizar para melhor acolhê-lo(a), o texto reflete a acolhida (boas vindas), como uma relação radical e original que se produz entre o(a) professor(a) e seus(suas) alunos(as), e que acontece numa perspectiva educacional de alteridade, de percepção do outro em sua inerente dignidade. O artigo conclui que a complexidade do trato pedagógico da diversidade, exige de todos os educadores e educadoras não só o reconhecimento das diferenças, como também a construção de novas práticas educativas e a implementação de novos padrões éticos, de respeito, solidariedade e cooperação mútua entre aqueles que fazem a escola.

Palavras-chave


Acolhida; Dignidade; Alteridade.

Texto completo: PDF (Português)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2358-0372 (Online)

ISSN: 2238-8117 (CD-ROM - ENCERRADO!!!)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400