A previdência na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB): aportes desde a Carta de Taquari e do Regulamento da Caixa de Pensões do Sínodo Riograndense

Everson Oppermann

Resumo


A consolidação de uma maneira específica de auto-organização, típica de certos grupos sociais europeus aportados na América latina a partir do século XIX, como italianos e alemães, vem caracterizando determinado processo histórico respeitante ao tema da previdência privada, tendo na cooperação associativa sua mais conhecida forma. Nos anos de 1864 a 1922, discutiu-se o tema da seguridade social após carreira encerrada, um tipo de previdência privada entre os imigrantes alemães e seus descendentes, o que redundou na elaboração de um documento que passou a fundamentar e regular ações cooperativas visando sanar problemas sociais por que passavam, documento que ficou conhecido como Carta de Taquari. Essas ações subsidiaram a formação recente de uma Entidade Luterana de Previdência Privada (LUTERPREV). Dessa forma, o presente trabalho quer discutir alguns pontos relacionados à investigação de uma determinada sequência de eventos históricos, os quais marcaram a própria história da previdência do grupo teuto-evangélico reunido no formato sinodal, e que na década de 1960 formatou a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).


Palavras-chave


Entidade Luterana de Previdência Privada (LUTERPREV). Cooperativismo. Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

Texto completo: PDF (Português)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN: 2358-0372 (Online)

ISSN: 2238-8117 (CD-ROM - ENCERRADO!!!)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400