Geração Y e as reações comportamentais na interface organizacional

Tarcísio Staudt, Bruna de Oliveira Fonseca, Jucelaine Bitarello

Resumo


Este artigo tem como objetivo identificar os reflexos das relações comportamentais entre as gerações X e Y na interface organizacional das empresas e da sociedade. Para isso, a partir de literaturas específicas descrevemos o comportamento organizacional em organizações empresariais, caracterizamos procedimentos utilizados na reestruturação de gestão de empresas, apresentamos formas e mecanismos de gestão de empresas e analisamos as percepções comportamentais da Geração Y nas relações do ambiente empresarial e da sociedade. Na metodologia do estudo foram utilizados os seguintes tipos de pesquisas: exploratória, descritiva, bibliográfica e pesquisa de campo, pois foram enviados 329 questionários a funcionários de três empresas. A análise dos dados foi qualitativa e quantitativa com uso do método estatístico Qi-quadrado, o qual mede a relação entre variáveis. Após a análise e discussão dos dados concluímos que o comportamento da Geração Y interfere no ambiente organizacional das empresas e da sociedade, e ainda, que suas novas formas comportamentais são variáveis dependentes, inclusive interferem na motivação e liderança de grupos.

Palavras-chave


Geração Y. Motivação. Liderança. Empresa e sociedade.

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