ESCOLA, IGREJA E JUVENTUDES: REVITALIZANDO PÉROLAS DE PROTAGONISMO JUVENIL NA IECLB

Patrícia Hoffmann

Resumo


RESUMO:

Este ensaio pretende analisar, de forma panorâmica, a relação entre Escola, Igreja e Juventudes e suas trajetórias e dilemas em torno da identidade germânica na história das populações teuta/teuto-brasileiras, em particular do protestantismo no Rio Grande do Sul. Essa pesquisa toma como ponto de partida o pressuposto da complexidade, que implica em uma visão relacional e histórica da sociedade, dos grupos e dos sujeitos e instiga para uma inquietação: É possível revitalizar a história da participação juvenil e problematizar o lugar que a escola e a igreja ocupam na socialização e formação de diferentes identidades e subjetividades juvenis? Neste sentido, baseando-se nas cheganças e despedidas, travessias e conquistas, sabores e dissabores do processo imigratório das populações europeias para o Brasil e na análise histórica do protagonismo Juvenil na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB é possível perceber que desde outrora os jovens fazem história comprometidos com o protagonismo juvenil e com a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.

 

PALAVRAS-CHAVE: Igreja; Juventudes, Identidades.


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