A HISTÓRIA DA INCLUSÃO X EXCLUSÃO SOCIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Laude Erandi Brandenburg, Cristina Lükmeier

Resumo


A história da inclusão remonta à Idade Média, época em que ocorriam muitas matanças eperseguições às pessoas que nasciam com alguma deficiência. No século XV aspessoas consideradas loucas ou com alguma deficiência mental ou física erammandadas para a fogueira, pois eram vistas como possuídas pelos espíritosmalignos. A partir do século XVII, os indivíduos que possuíam algumadeficiência eram retirados do convívio social e fechados em celas e calabouços,asilos e hospitais. Portanto, a trajetória das pessoas com necessidadeseducativas especiais, ou seja pessoas com deficiência, é marcada pela exclusão,pois elas não eram consideradas pertencentes à maioria da sociedade, eramabandonadas, escondidas ou mortas. Com o passar dos anos, desenvolveu-se umnovo conceito de prática da inclusão social. O atendimento às pessoas comdeficiência  no Brasil se deu no séculoXIX, por causa do interesse de alguns educadores pelo atendimento educacional,inspirados por experiências europeias e norte-americanas. Hoje há muitas leis edecretos implantados que visam garantir os direitos e necessidades das pessoascom deficiência. Este artigo tem como objetivo desenvolver o tema da Inclusão xExclusão Social, no sentido de refletir sobre a sua história no cenário sociale escolar. A metodologia de pesquisa utilizada é bibliográfica e se baseiaprincipalmente na história da inclusão no âmbito da sociedade. A abordagem doassunto será baseada em um processo de construção de um novo tipo de sociedadeatravés da transformação educativa social inclusiva.

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