ESPAÇO GEOGRÁFICO DA PEDAGOGIA SOCIAL

Sabrina Senger, Laude Erandi Brandenburg

Resumo


Há uma infinidade de óticas a serem analisadas a respeito da herança educacional permanentemente construída que contempla política, poder, dignidade, sistema econômico, diversidade étnica, cultural, entre outros. Por isso, usamos da Pedagogia Social para nos localizarmos nesta ampla geografia limitada do que conhecemos como espaço educativo ou de conhecimento. O artigo tem como objetivo mapear as fronteiras geográficas educacionais de conhecimento diante das convenções pedagógicas sociais. Onde estamos localizados? Quais as limitações? Em termos metodológicos, o artigo dialoga diretamente com o documentário “La Educación Prohibida”, um projeto basicamente de desconstrução dos paradigmas educacionais latino-americanos tradicionais, avaliando sua legitimidade quando o Ser como um todo é objeto e sujeito da construção do conhecimento. A contextualização para a realidade brasileira tem propósito investigativo e se dá, na maior parte, através da relativização ao que interpretamos como campos práticos da Pedagogia Social aplicada ou idealizada. A reflexão a respeito da educação social é necessária, nômade e metamórfica, não se permite conclusões finitas, mas lança suspeitas, críticas e indica para mudanças.


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