DIVERSIDADE CURRICULAR DAS CIÊNCIAS HUMANAS: O CEMITÉRIO COMO PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE

Thiago Nicolau de Araújo

Resumo


O artigo tem o objetivo de apresentar o Cemitério como espaço educacional, religioso e artístico que pode ser utilizado como tema gerador e norteador que auxilie de resgate de uma proposta interdisciplinar no currículo do ensino nas diversas áreas das Ciências Humanas. A partir da última década do século XX no Brasil intensificou-se o debate sobre a validade dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), definidos pelo Ministério de Educação e sua aplicabilidade nas diferentes realidades escolares presentes no país. Desse modo, faz-se necessário apresentar aos alunos a utilidade prática dos assuntos desenvolvidos nas diversas áreas das ciências humanas, seja na disciplina de História, de Geografia, de Arte, de Sociologia, de Filosofia, de Ensino Religioso e de Teatro. Desta maneira, acreditamos que é de extrema importância o resgate desse aluno por meio de um assunto que possa gerar a curiosidade, o aprendizado, o desenvolvimento de múltiplas habilidades, o pensamento filosófico, a consciência religiosa e a contemplação artística. Assim apresentamos o cemitério como um recurso prático-pedagógico curricular para as aulas das Ciências Humanas.

 


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