FOTOGRAFIA COMO RESISTÊNCIA FEMINISTA NA CIDADE DE SÃO PAULO EM 1940: REGISTROS DE HILDEGARD ROSENTHAL

Maria Clara Lysakowski Hallal

Resumo


Hildegard Rosenthal, alemã, fotógrafa, teve o início de sua trajetória em Paris, França. Assim, com os conhecimentos adquiridos em tal cidade, veio para São Paulo e registrou essa urbe. Conheceu e se permitiu experimentar as imagens fotográficas envolvendo o registro de mulheres e trabalhadoras em um ambiente e época que não era o usual gravar esses feitos. Dessa forma, mulheres trabalhadoras, muitas imigrantes, foram clicadas por Rosenthal, como uma forma da própria fotógrafa se posicionar, visto que era uma mulher estrangeira em um ambiente predominantemente machista, onde não era usual encontrar fotógrafas circulando livremente no espaço urbano. Assim, suas imagens, servem como um discurso feminista, de posição e lutas, onde as mulheres fotógrafas da década de 1940 começaram a se posicionar. Serão analisadas as fotografias envolvendo as tensões, resistências e dificuldades da parte das mulheres fotografadas assim como de Hildegard Rosenthal.

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