UM DIÁLOGO HERMENÊUTICO SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE: PENSANDO UMA EDUCAÇÃO SEM PRECONCEITOS
Resumo
Utilizando-se de uma abordagem hermenêutica crítica frente ao fundamentalismo religioso, a pesquisa contribui para atualizar os debates sobre a homossexualidade na educação, através de uma interpretação histórico-crítica a respeito das diferenças, considerando o contexto bíblico e a contemporaneidade. Pretende-se (re)construir a importância da interdependência nas relações humanas de abertura e flexibilidade às diferenças, estabelecendo uma cultura de respeito e compromisso com o excluído. Nesse sentido, o texto apresenta a homossexualidade a partir de passagens bíblicas: em Gênesis, analisa-se o termo conhecer e a falta de hospitalidade presente no enredo sobre Ló e os cidadãos de Sodoma; em Levítico, a questão das abominações e o termo tô`ēbâ; na Epístola aos Romanos, as discussões sobre o desvio do natural, nas quais se empregam a expressão para physin e o substantivo physikē. Concluindo, em 1 Coríntios e 1 Timóteo, aborda-se a relação sexual abusiva entre homens, com o estudo dos termos malakoi e arsenokoitai e as considerações finais.
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