UMA ANÁLISE SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO A PARTIR DO CURRÍCULO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE PELOTAS-RS (1875-1910)

Helena de Araujo Neves, Luciano Pereira dos Santos, Cátia Simone Ribeiro Barcellos

Resumo


Esta pesquisa tem abordagem sócio-histórica e como procedimento metodológico a pesquisa documental – realizada por meio do conteúdo de propagandas escolares publicadas em periódicos que circularam em Pelotas-RS e através de relatórios intendenciais. Este artigo tem por objetivo apresentar algumas diferenças na oferta do ensino primário e secundário privado para meninos e para meninas durante a segunda metade do século XIX e princípio do século XX. Com a investigação analisou-se que os discursos expressos nos anúncios sobre o ensino primário e secundário feminino e masculino contribuíram para uma construção de representação de gênero. Também se identificou uma ampliação das disciplinas ofertadas para o público feminino e, ainda que conteúdos voltados para a civilidade se fizessem presentes, algumas instituições de ensino e atores sociais começavam a defender e a criar alternativas para a implantação de uma “emancipação feminina” – por meio do acréscimo de saberes – que foi divulgado nas propagandas escolares.

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