INTERSEÇÕES ENTRE OS PROCESSOS IDENTITÁRIOS E DE DESCONSTRUÇÃO DO CORPO DO ATOR E ATRIZ EM FORMAÇÃO
Resumo
A partir de dois exemplos distintos de processos criativos no teatro vinculados às questões de gênero, propus observar interseções entre diferentes modos do fazer teatral na contemporaneidade e que se contrapõem aos modelos de criação hegemônicos e sexistas. Para tanto realizei a descrição sucinta de um projeto teatral internacional de cunho feminista e o estudo de caso de um grupo acadêmico de pesquisa em performance de rua no qual a discussão das identidades de gênero e sexualidades se coloca como objeto de ação e reflexão criativas. A metodologia empregada foi o estudo teórico de livros e textos acadêmicos cujo tema gira em torno da relação entre teatro e gênero e por entrevistas a integrantes do grupo Transeuntes nas quais observei a relevância do teatro na desconstrução do corpo normativo. O resultado confirmou que o teatro não só faz gênero como transforma a visão que se tem sobre este.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN 2448-0142
Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400