TORNAR-SE CORPO: CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO DE REFLEXOS DE GÊNERO NOS PROCESSOS EDUCATIVOS

Douglas Rosa da Silva, Thayane Cazallas do Nascimento

Resumo


Tornar-se é encontrar-se. Considerando a premissa, temos a escola incluída em um cenário em que o encontro do/a aluno/a consigo mesmo/a é inevitável: nela, as construções são pautadas por aquilo que olhamos, escutamos e sentimos; o que implica no processo de experimentaliz-ação. Pautada no dever da interação, o ambiente escolar, muitas vezes, se atrapalha nas medidas educativas capazes de interligar ser e fazer o que acarreta, por vezes, na reprodução de uma moral vigente – que, por si só, é desrespeitosa, cínica e baseada na exclusão. O trabalho cujo nome é “Tornar-se Corpo: Construção e Desconstrução de Gênero nos Processos Educativos” traz a luz os ciclos básicos da vida, que são nascer, tornar e encontrar sob dois prismas: aquele que passa pelos reflexos da desconstrução e aquele que não passa . No jogo de comparação criado dentro do trabalho, usamos o método comparativo-analítico sustentado pela revisão de literatura que perpassa a escrita feminina e se encaminha até autores do âmbito educacional, que, junt@s, constroem idealizações acerca do que é educar para subsidiar o tornar e o que é educar para oprimir o vivenciar. Com isso, nosso objetivo é ampliar, ancorados na metodologia literária e experiências de vida, respostas possíveis para as perguntas: como os processos educativos podem revogar o sentido de construção do corpo, criando, desse modo, uma pedagogia alternativa capaz de desmoralizar uma falsa concepção? Que ferramentas podem ser desenvolvidas para o combate da pseudo-moralização? Que outros campos poderiam se aliar ao espaço pedagógico para que o resultado dessa luta se efetivasse com mais rapidez? Na conclusão, retomamos as etapas dos ciclos básicos da vida e evidenciamos que, se tornar também é fazer nascer instrumentalização capaz de sustentar a semântica e complexidade da palavra Educ-AÇÃO.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

ISSN 2448-0142


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400