PROBLEMATIZANDO OS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO POPULAR ATRAVÉS DA ATUAÇÃO DO MOVIMENTO FEMINISTA EM PELOTAS

Daniele Rehling Lopes

Resumo


O presente trabalho visa discutir alguns resultados de intervenções realizadas em 2013, por um coletivo feminista da cidade de Pelotas, - denominado Frente Feminista Giamarê, em um espaço de educação popular, que é o projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas denominado Desafio Pré-vestibular. A metodologia utilizada para os encontros foram oficinas que debatiam diferentes temas ligados às questões de gênero, como construções dos papéis femininos e masculinos, debate sobre o aborto, entre outros. As intervenções realizadas pela Frente Feminista foram tanto na desconstrução cotidiana do patriarcado entre as/os educandas/os do curso, como de problematizar os princípios da educação popular que se encontravam em contradição com as práticas opressoras realizadas por alguns educadores do curso. As lições aprendidas foram diversas, principalmente sobre as possibilidades que a educação através dos movimentos sociais pode proporcionar para o empoderamento feminino.

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